13 de outubro de 2010

Mobilidade Urbana

Desde que nos mudamos de Los Angeles, não temos mais carros. Quando nos mudamos pra Chicago, pretendíamos comprar um, mas considerando os custos altíssimos de se ter e manter um carro no centro de Chicago (seguro, gasolina, aluguel de garagem - porque aqui se paga pra estacionar até no próprio prédio, enfim), e pelo fato de termos muita sorte por moramos em uma área que fica no centro de tudo, com transporte público que funciona super bem, decidimos que um carro se tornou pra nós um mal desnecessário.

Depois de passar mais um momento de sufoco no trânsito caótico do centro de Joinville, meu pai me enviou um email, muito bem escrito, com um desabafo. Publico abaixo então o email escrito pelo meu pai. (Brigadinha, amore mio!)


Mobilidade Urbana - Tendências...
(Paulo Schneider)

"Preso no trânsito, sem ter como fugir dali no momento, perspectivas horríveis, stress, nervosismo, caras feias, vontade de xingar tudo e todos...Que situação !!! E o pior de tudo : a constatação de que vai ficar pior, muito pior !!!
A cada mês, a cada semana, a tendência é o trânsito ficar mais congestionado, transformando nossas vidas em um Inferno (literalmente)... Como superar isso ??? Como amenizar, como melhorar, o que fazer ???
Estas são situações que a maioria das pessoas que vivem em grandes cidades enfrenta
no dia a dia . Por que acontece isso dessa maneira tão absurda ??? Simples : ninguem hoje, em sã consciência, admite ficar sem seu próprio veículo, seja por que motivo for, mas jamais ficar sem seu precioso carro na garagem ( lembrando que numa familia de 4 pessoas adultas, todos tem seu próprio veículo).
A maior frustação da maioria das pessoas hoje é não ter um carro do ano, ou o melhor carro do prédio, ou na empresa, ou mesmo entre seus próprios familiares !!!
Por isso, pensando na vida que voces hoje estão levando na sua querida e maravilhosa
Chicago, chego a ficar com inveja . Sim, isso mesmo, inveja !!!! Sabe por que ? Vocês descobriram, contra a vontade, admito, que não ter um carro próprio, não é nenhuma situação tão terrível assim como todos temem.
Óbvio, sei que não ter um veículo em Chicago é beeemmm diferente do que em outros
lugares, mas o importante é que voces descobriram isso, estão felizes com essa nova maneira
de viver a vida, aliando qualidade de vida, prazer em conhecer cada ponto da sua cidade como
poucos, não ter preocupações (comum a quase todos os mortais) como IPVA, seguro, manutenção, estacionamento, enfim, todas as dificuldades que passamos no nosso dia a dia.
E o que tem a ver com tendências ??? Ora, simples : esta é uma tendência que numa hora,
todas as nações do mundo vão ter que seguir : tirar os veículos individuais das ruas dos grandes centros... metrô, ônibus, ciclovias, tudo vai ter de ser direcionado para o transporte em massa da população. Isto se chama qualidade de vida; ruas limpas, arborizadas, tranquilas; povo saudável caminhando pelas ruas, trânsito civilizado, menos mortes por acidentes , provocando com isso uma mudança considerável nos investimentos futuros, podendo ser direcionados para demandas mais urgentes da população e que traga mais satisfação para seus moradores.
Sei que isso parece utopia , mas se não imaginarmos um futuro melhor para nós, os humanos, se não nos preocuparmos, desde ja, em encontrar soluções para amenizar o terrível problema em que se transformou o tema "mobilidade urbana" estaremos, com certeza, caminhando rumo ao caos !!!
Por isso, meus queridos, valorizem essa característica que o destino lhes presenteou : viver livres da obrigação de ter e de usar, em todos os momentos de seu dia, o carro !!!
Aproveitem, caminhem, fotografem, cumprimentem pessoas, sejam amáveis e simpáticos, pois vocês são, com certeza, o que se costuma chamar de modernos, conscientes dos problemas de nosso sofrido mundo, e estão contribuindo para um futuro melhor para todos nós !!!"

5 comentários:

  1. realmente, é o começo de um caos total...eu particularmente digo que Joinville deixou de ser a "cidade das bicicletas" para ser "a cidade das rotatórias"...quase impossível recuperar o tempo perdido...o consumo de veículos supera o crescimento sustentável da cidade!!!

    Chicago esta longe....em todos os sentidos...

    Abraços...

    Edu.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente! Joinville saiu da linha de "vila" pra se tornar cidade grande! Moderna, construões impressionantes e é claro, ganhou também o que toda cidade grande ganha: TRÂNSITO. Tem determinadas ruas em Joinville que tu sabe que não dá pra passar em certo horários pq é tráfego trancado na certa! A solução seria voltar às velhas bicicletas. Mas o que me assusta é que a tendência é crescer negativamente! Talvez com esse movimento mundial de conscientização ao Meio Ambiente as pessoas criem mais responsabilidade pelas gerações futuras e usem um ótimo instrumendo que Deus nos deu: os pés!

    Beijão aninhaa :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana!
    Está se transformando em algo cada vez mais comum o uso de transporte público por jovens. Morando em Curitiba eu percebo o quanto facilita a vida! Com transporte público gasta-se menos dinheiro e menos tempo. Muitas vezes fui almoçar com amigos aqui em Curitiba e em vez de eles irem me buscar de carro, era muito mais viável eu ir de ônibus pois de carro demoraria praticamente uma hora para ir de uma parte do centro a outra ao meio dia, de ônibus chego em 10 minutos! Fora a vantagem de poder fazer mil coisas dentro do onibus que no carro, dirigindo, não dá: Ler, falar no telefone, tirar uma soneca, conversar, fazer tarefas da facul, comer etc. Digamos que nos 10min que eu fico dentro do ônibus pela manha eu estou ao mesmo tempo tomando café da manha. Meio dia no ônibus eu durmo. E assim vai (hahaha) Sou totalmente a favor do transporte público! Pretendo permanecer assinm ainda por muitos anos. Não só pq eu não tenho um carro... mas também pra colaborar com o meio ambiente e pra continuar tendo mais bem estar!

    Alice Schneider

    ResponderExcluir
  4. Bom, entao para quem quer mudar, vamos pedalar!
    Estou montando uma empresa de turismo sobre bikes, em parceria com a Fundema, orgao responsavel pela preservaçao ecologica de Joinville, e a Promotur, que promove o turismo aqui. De inicio montei 9 bikes, de primeira linha, e junto com uma van de apoio vou guiar por caminhos rurais na regiao da serra do mar. Apos visitas em fabricas artesanais de melado, cachaça e compotas e doces, o passeio termina num belo café colonial (colonial mesmo), onde pode se comer ate nao aguentar, ja que a volta vai ser de van ate seu hotel.Estou montando tambem em pareceria com uma chacara da regiao e alguns patrocinadores ainda nao definidos, um passeio noturno, com parada em um acampamento ja montado, com a barraca pronta, a fogueira acesa e uma bela refeiçao ao estilo rural, tudo nos conformes ambientais. Abraços. Cau

    ResponderExcluir